sexta-feira, 8 de junho de 2012

Pastoral da Juventude apresenta subsídio para grupos de jovens para Cúpula dos Povos


Pastoral da Juventude apresenta subsídio para grupos de jovens para Cúpula dos Povos

29/05/2012
Com a intenção de proporcionar uma participação dos/as jovens nas discussões da Cúpula dos Povos na Rio+20, a Pastoral da Juventude (PJ) lançou, neste mês, um subsídio para os grupos de jovens. Sob o título Os impactos do projeto capitalista nas perspectivas socioambientais, planejamento e participação da juventude, a produção apresenta duas propostas de encontros e uma celebração sobre o assunto.
Carlos Marinho, representante da PJ na Coordenação Nacional Regional Nordeste 2 (a qual engloba os estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande de Norte), destaca que o material tem o objetivo de "fazer com que os grupos de jovens participem de maneira efetiva [da Cúpula dos Povos], que eles olhem para a realidade e analisem os impactos gerados pelos grandes projetos”, comenta.
A intenção é levar as questões que serão discutidas na Cúpula dos Povos para os grupos de jovens de todos os estados a fim de ampliar o debate. O material propõe dois encontros de discussão sobre o assunto.
O primeiro, sobre "os impactos do Projeto Capitalista nas perspectivas socioambientais”, tem o objetivo de "possibilitar aos participantes um debate acerca do projeto capitalista de exploração sobre os recursos naturais e suas consequências sobre o meio ambiente, tendo como ponto de partida aquilo que nos afasta do Projeto de Deus”.
Na ocasião, os/as jovens discutem o que é a Cúpula dos Povos e debatem sobre os impactos gerados pelo sistema capitalista. Destaque para questões como: megaprojetos, modelo agrário, trabalho e renda, consumismo, matriz energética, entre outras.
O segundo encontro proposto pelo subsídio discute as "perspectivas socioambientais e a participação da juventude” com o objetivo de "aprofundar o debate, levantar as perspectivas de desenvolvimento sustentável local e o papel da juventude nesse processo, como parte da construção do Reino de Deus”.
Como continuação do primeiro encontro, os/as jovens participantes desse segundo momento questionam os pontos debatidos anteriormente e discutem ações que devem ser feitas para preservação do meio ambiente. Além dos encontros, o material apresenta a proposta da celebração "Irmã terra, irmã água: Por uma nova relação com a natureza”, e sugestões de músicas e textos que contribuem para a reflexão da temática.
"A Rio+20 não pode ser mais uma conferência que apenas traga discursos. A natureza grita por maior atenção, e por ações concretas e eficientes. Não está nas mãos das empresas privadas o papel de reverter esse quadro de desequilíbrio ambiental; bem pelo contrário: tudo indica que é por causa delas, pelo elevado grau de industrialização, dos mega projetos desenvolvidos e defendidos como solução, que as consequências ambientais negativas estão cada vez maiores”, destaca a publicação.
Cúpula dos Povos na Rio+20
Paralela à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), movimentos e organizações sociais de várias partes do mundo se reunirão entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), para a Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental.
De acordo com Carlos Marinho, representante da Pastoral da Juventude (PJ) Regional Nordeste 2, a PJ também estará presente na Cúpula com representantes de todas as regionais. A ideia, segundo ele, é garantir a participação efetiva da juventude nas discussões e chamar a atenção para a realidade dos/as jovens.
Saiba mais em: http://www.pj.org.br
Fonte: Adital

Nenhum comentário:

Postar um comentário