sexta-feira, 8 de junho de 2012

Jovens do Sertão do Pajeú debatem sobre a Cúpula dos Povos


Jovens do Sertão do Pajeú debatem sobre a Cúpula dos Povos


Encontro de formação da comissão territorial de jovens na cidade de Triunfo provocou jovens a refletirem sobre evento
por Janaina Ferraz e Nicléia Nogueira (Centro Sabiá)

alt
Durante os dias 23 e 24 de maio, jovens da Comissão Territorial da região do Sertão do Pajeú se reuniram para discutir, entre outros assuntos, temas que serão levantados na Cúpula dos Povos. Evento que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho, paralelo a Conferência das Nações Unidas por Desenvolvimento Sustentável - Rio + 20, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
O evento também contou com a participação das professoras Fabiana Maria e Laeticia Jallil, da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), da UFRPE. Integrantes da coordenação do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Praticas Agroecológicas do Semiárido (NEPPAS) junto com algumas bolsistas do núcleo, que levantaram uma discussão sobre a problemática da seca em um ano eleitoral.
A Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil mundial e pretende reunir diversos grupos de discussão, participação, exposição e diálogos referentes a questões que não estão na pauta da Conferência oficial, que é a Rio+20. A Cúpula também pretende dar força as inquietações da população mundial com relação às injustiças sociais e ambientais, além de transformar o momento numa oportunidade de tratar os problemas enfrentados pela humanidade, e, sobretudo, demonstrar a força dos povos organizados.
alt

E é neste contexto que as organizações Centro Sabiá, Caatinga, Cetra e Assema buscam financiamento para garantir a participação de jovens rurais no evento. A ideia é proporcionar aos jovens tanto a participação na Cúpula, como na atividade autogestionadaRoda de Conversa da Juventude Rural na Cúpula dos Povos na Rio+20, que integrará a programação da Cúpula e será realizada pelas organizações. Com isso, a discussão com a comissão territorial do Sertão se deu a partir da importância da participação em um evento como este, para que pudessem refletir sobre a oportunidade de conhecer outras realidades, novas pessoas e experiências de desenvolvimento sustentável, possibilitando também a troca de conhecimentos, informações e aprendizagens.
O que sem dúvida ampliará o conhecimento e o contato com as lutas de grupos de jovens de vários lugares do mundo, fomentando a participação em debates, movimentos políticos e multiculturais. Sendo esta uma importante estratégia para que os jovens se situem no cenário global, a partir de suas próprias iniciativas e expressões. O agricultor e jovem multiplicador Gabriel Venâncio, do município de Flores, no sitio Cipó, afirma que “é importante participar da Cúpula dos Povos para colocação de nossas experiências e propostas”. Sendo importante também que outros grupos de jovens possam estar presentes neste evento de maneira organizada para reivindicar direitos e apresentar suas experiências.
Para a jovem Gildete Pereira, agricultora e jovem multiplicadora do município de Triunfo, no sítio Oiticica, a participação da juventude nesse espaço é muito importante. “Poderemos ver e saber das necessidades de pessoas de diferentes lugares do mundo, dando soluções e apontando nossas principais dificuldades. Apesar de ser uma responsabilidade muito grande, pois temos que falar, defender e representar todos os cidadãos do planeta”, afirmou.

fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário