sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Jovens apresentam estratégias de mobilização para a Rio +20/ fonte:http://www.conexaofutura.org.br

FST: Jovens apresentam estratégias de mobilização para a Rio + 20


No terceiro dia de Fórum Social Temático, jovens que integram a plataforma Equações Sustentáveis apresentam o jogo desenvolvido para exercitar uma reflexão sobre as questões ambientais e para mobilizar juventudes na participação na Rio +20.
A plataforma Equações Sustentáveis foi desenvolvida com o objetivo de ampliar as experiências de articulação de juventudes brasileiras e fazer uma sistemática sensibilização de diferentes coletivos para construção e participação nos debates que serão realizados durante a Conferência das Nações Unidas Rio + 20 e na Cúpula dos Povos.

A plataforma é formada por organizações como Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA), Instituto Marina Silva (IMAS), coletivos jovens de meio ambiente (CJs), Conferências Nacionais Infanto-Juvenil de Meio Ambiente e a Viração.

Na atividade realizada hoje no Fórum Social Temático, os participantes da plataforma apresentaram uma das estratégias desenvolvidas: o Jogo Xitolloio. Trata-se de um jogo de baralho organizado em quatro eixos temáticos – problemas ambientais, ações humanas, valores sociais e soluções – no qual o jogador tem de desenvolver uma história para cada carta escolhida, estimulando a criação de propostas alternativas para os problemas.

O próximo passo do coletivo é pensar a disseminação do jogo em redes de juventudes e na criação de um software para que o jogo seja baixado gratuitamente pela internet.
Veja  mais informações:
www.equacoessustentaveis.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário