terça-feira, 3 de maio de 2011

Vivência de interâmbio e trocas de Experiências- Verdejar








Local: Verdejar Proteção Ambiental e Humanismo- Engenho da Rainha- Zona Norte RJ
Data: 23/10/2010

                  A vivência foi maravilhosa. Os jovens poderam ter a cesso a um grande modelo de Agricultura Urbana no RJ.
                  O Verdejar situa-se na ultima área verde da Zona da Leopoldina, faz parte do Complexo do Alemão. O grupo Verdejar, tem o trabalho de horta e horto comunitário com principios Agroecologicos, Sistema Agroflorestal e trabalho de Educação Ambiental na comunidade e nas escolas ao entorno.
                  Foi feita uma roda de apresentação dos jovens do projeto com os jovens da comunidade, e apresentação da instituição com seus pontos positivos e dificuldades enfrentadas, possibilitando um grande dialogo com a juventude, servindo de grande modelo de organização social não governamenal, para os trabalhos nas comunidades dos jovens. Teve a realização de tres oficinas: manejo de horta agroecológica, horta urbana e Alimento vivo. Além de terem conhecido a area Agroflorestal maneja pelo grupo, onde poderam tirar duvidas, conheceram especies arbórias nativas da Mata Atlântica, e também conheceram o sistema de captação de água de chuva.
                  O almoço foi feito com alimentos colhidos pelos jovens na horta comunitária, e feito pelos mesmos. Alguns pais acompanharam a visita, podendo assim trocar conhecimentos junto com os jovens e seus filhos, fortalecendo assim o trabalho coletivo e familiar.
                  Puderam ter a oportunidade de fazer a caminhada ao ápice da Serra da Misericórdia, conhecido como 360°,  sendo guiada pelo integrante da Instituição, conhecendo sua biodiversidade  e regeneração natural da Mata.
                  Foram distrtibuidos materiais informativos sobre a instituição e historico da Serra da Misericórdia.
                  “Foi muito bom saber que tem pessoas trabalhando por essa area verde”

“Muito interessante o trabalho, quero vim nos mutirões e ajudar mais”

“incrível, no meio dessa selva de pedra uma floresta”

“aprendi muito..muito interssante, não há limites para a natureza”

“organização é sinonimo de realização”

Nenhum comentário:

Postar um comentário