terça-feira, 3 de maio de 2011

Visita de Intercâmbio Cultural no Quilombo da Fazenda SP











Local: Quilombo da Fazenda/ Ubatuba SP
Data:11 e 12/12/2010


                                  O intercâmbio possibilitou uma vivência totalmente orgânica. No quilombo se pode ter uma outra realidade do cotidiano. Na roda de conversa com jovens quilombolas onde colocaram suas dificuldades, avanços sociais, projetos, objetivos e produção, possibilitou esclarecimentos de duvidas sobre a Cultura Quilombola para os jovens da região metropolitana, que vivenciam a realidade da cidade.
                                  Aprenderam sobre a cultura quilombola, as comidas típicas, danças e agricultura. O acolhimento especial foi ressaltado pelos jovens visitantes, a simplicidade a integração que puderam vivenciar.
                                  Pode-se perceber que o plantio não é diferenciado da agricultura familiar na cidade, porem a distribuição é de mais subsistência. No Quilombo, jovens locais se organizam e trabalham no manejo da Palmeira Jussara e sistema Agroflorestal, onde produzem abacaxi, banana, mandioca, etc.. Na comunidade eles se mantêm do artesanato e da produção de farinha, produzido de forma artesanal na Casa da Farinha. Foi feita a caminhada por todo o espaço de plantio manejado pelos jovens quilombolas e comunidade, possibilitando trocas de manejo e métodos de produção além de ter tido troca de sementes e mudas.
                                  O histórico da comunidade adquirido através de uma tranqüila conversa com Seu Pedro, uns dos mais antigos moradores do Quilombo. Os jovens puderam ter o conhecimento da história do quilombo antes do reconhecimento da terra até os meios de organização nos dias atuais, possibilitando ao  jovens visitantes a experiência de organização de uma Associação Comunitária.
                                   .Hoje em dia o Quilombo é Ponto de Cultura. No espaço são disponibilizados para a comunidade cursos de Rebeca, Percussão, Jongo e Inserção Digital com acesso a redes Sociais da internet. Os projetos conquistados pela organização da comunidade, aproximou dos jovens a as possibilidades de projetos e cursos que atraem os jovens e aproxima a comunidade, e de que maneira fazer a gestão e divulgação destes.
                                  Na noite do primeiro dia, tivemos a oportunidade de participar da festa de inauguração do Ponto de Cultura do quilombo próximo o Cambury. Os jovens da Fazenda se apresentaram com grupo de jongo e percussão Tambores da Fazenda. Os jovens da região Metropolitana entraram nas danças de ciranda e Jongo, ali se reconhecendo se identificando com sua cultura ancestral.
                                  Foram divididas tarefas para material de registro como vídeos de depoimentos e entrevistas a partir da curiosidade dos jovens como: modo de organização, projetos, os jovens, cultura local, produção entre outros.
                                  No dia seguinte fomos para Parque Pincinguaba, onde se tem uma grande área de preservação e uma linda praia, ainda pertencente a área do quilombo, onde a vivência ficou por conta da interação dos jovens com o ambiente.
                                  No final fizemos uma roda de avaliação, no qual possibilitou a todos uma  trocar de suas impressões vivenciadas.

“Muito lindo quero voltar”

“uma cultura de resistência”

“ aqui eles tem internet, lá em casa não tem”

“Experiência difícil de esquecer”

“muita interação na festas com os jovens, eles fazem agroflorestas, horta comunitária, serve de referência para nós”

“uma experiência de vida”

Nenhum comentário:

Postar um comentário